INTRODUÇÃO
Com o mercado em constante mudança e crescimento, faz-se necessário desenvolver novas skills e conhecimentos para se manter em destaque perante a concorrência. E com as ações de merchandising e as ações de trade marketing não são diferentes. Cada vez mais, os clientes estão exigindo o melhor desempenho por parte das marcas, principalmente pela gama de produtos similares que lhe é oferecida no atacado e varejo. Buscando, além da qualidade, uma identificação de valores e gostos para sentir-se representado e aderir ao consumo de determinado produto.

TRADE MARKETING
Assim, entram em cena as ações de trade marketing e os promotores de vendas. Que buscam, de forma lúdica e instrutiva, chamar a atenção do shopper no Ponto de Venda (PDV), para assim apresentar o produto X de determinada marca e convertê-lo em venda. Além de nutrir o shopper sobre as vantagens, valores e benefícios que a marca tem de melhor em relação às demais, possibilitando uma adesão contínua e um cliente recorrente.
PROMOTORES TREINADOS VENDEM MAIS
Além de vendar mais, promotores treinados contribuem para uma melhor experiência do cliente no ponto de venda. Para os estabelecimentos, aumenta a rotatividade do produto em loja, o que é um ponto extremamente positivo para a indústria e o varejo ou atacado. Contudo, para alcançar de forma exemplar, é necessária uma estratégia de ação bem planejada e um treinamento eficiente. Com isso, capacitamos o promotor tendo como foco cada ação em particular, analisando o objetivo da ação no PDV a partir do briefing do cliente, o ticket médio do produto, os tipos de clientes a quem o produto e destinado e por fim, mas não menos importante, conhecimento prévio e solido da marca e produto que ele ir apresentar ao shopper e conquistá-lo.
TREINAMENTO
Um bom exemplo de treinamento, entre muitos do ano de 2024 que a NEMKT (Nordeste Marketing) teve, foi o do “Natto Fest”. A marca de frangos e derivados Natto é um dos clientes da agência. O Natto fest é uma ave especial (sazonal), com foco de vendas no período das festividades de fim de ano. E buscando se destacar no ponto de venda através da ação de degustação e abordagem, com a estratégia e coordenação da NEMKT. Com foco nessa ação em especial realizamos todos os anos um treinamento com nossas promotoras, preparando-as da melhor forma possível para abordar, instruir e converter o shopper em um dos períodos mais importantes de vendas do ano, que são as festas de fim de ano. Graças a este treinamento e estreitamento da relação indústria, agência e promotores, fizemos uma ação bem planejada, coordenada e com sucesso de vendas!!

