A degustação ou troca de brindes no ponto de venda (também conhecidas como ações no PDV) são as ações preferidas das marcas, sejam elas grandes ou pequenas, por este motivo este tipo de ação é bastante comum durante todo o ano. Pesquisas mostram e comprovaram que 60% das decisões de compra são tomadas no pdv.
Por este motivo as Ações no PDV são frequentes durante todo o ano, sendo mais significativo em datas comemorativas. Aqui no Nordeste o período de São João e o Carnaval são os mais disputados. Mas alguns cuidados precisam ser tomados ao realizar uma campanha de abordagem. Seja uma degustação ou troca de brindes, antes de tudo, o planejamento prévio é essencial, este planejamento começa dentro das empresas. Portanto, uma vez planejado e definido o tema, algumas empresas pedem ajuda as agências para elaboração de brindes, layout e confecção. As quantidades também são super importantes, pois devemos atender a campanha sempre de olho no real objetivo daquela ação.
A definição de quais pontos de vendas serão trabalhados é definido pelas empresas. Por sua vez, a agência tem uma missão importante ao definir qual promotor(a) ficará naquele ponto além da apresentação deles, a linguagem e o tipo de abordagem que será realizado. Não podemos jamais esquecer que um promotor(a) não estará apenas representando uma marca. Ele ou ela estará divulgando, prospectando e argumentando e por isso são responsáveis por trazer para empresa um feedback direto dos consumidores e dos não consumidores. Treinar essas pessoas que estarão na linha de frente é fundamental para o sucesso de uma ação.
Como medir o sucesso das Ações de PDV?
Contudo, outro ponto fundamental é a performance do relatório pós vendas, ele precisa ser pensado individualmente para cada cliente e personalizado para cada ação. Isso porque os objetivos das ações são diferentes, então medir de forma detalhada o que de fato o cliente quer é primordial para uma entrega 100%. Temos em nossa equipe pessoas especialistas que trabalham com métricas e KPI´s , os quais desenvolvem esses relatórios e apresentam para prévia aprovação do cliente.
E finalmente fica a pergunta: Deseja realizar esse tipo de experiência com o produto da sua empresa? Então não perca tempo e entre contato conosco! Vamos conversar e pensar em ideias inteligentes para fazer do seu produto um sucesso!