Realizar ações de sampling é importante para divulgação e lançamento de um produto ou apenas para relembrar um produto que já está no mercado porém, não tem o share desejado.
Ao planejar ações de sampling verificamos sempre as melhores oportunidades para que a marca consiga de forma assertiva atingir seu público alvo.
Isso porque ao se realizar o sampling de um produto precisamos levar em consideração quem estará recebendo o produto, se o público daquele evento, por exemplo, é o consumidor do produto, ou um possível consumidor.
Um sampling em período festivo é uma ótima estratégia para, não apenas apresentar o produto e gerar experimentação, mas também para transformar o público geral em consumidor.
Reforçar o valor da marca, a qual será lembrada pelos que receberam e degustaram o produto que será sempre associado ao momento de festa, alegria e descontração.
No planejamento de ações de sampling tudo precisa ser pensado detalhadamente, desde qual será o perfil do promotor (a), a quantidade de amostras a ser distribuídas e o horário que esse sampling será realizado.
Pois, quando falamos em eventos festivos como Carnaval e São João temos que levar em consideração o momento da entrega para que o consumo seja feito de forma responsável.
O sampling é uma das formas de marketing mais antigas que se tem conhecimento, pois todos os consumidores adoram provar um produto ou serviço antes de efetivar uma compra.
Sair do ponto de venda tradicional é um grande diferencial, vamos em busca do cliente onde ele está, e esse é ,sem dúvida, um dos fatores que fazem uma ação de sampling ter sucesso.
As novas possibilidades do sampling
Hoje já podemos pensar em uma campanha de sampling digital, usando a internet para se comunicar com as personas, através de um mailing já estabelecido, a empresa ou a loja pode identificar aquele potencial consumidor e presenteá-lo com uma amostra grátis do lançamento ou novo sabor.
O cuidado que as empresas tem em reter seus clientes é essencial e é percebido e compensado pelos clientes fiéis.
Uma campanha de sampling com influencers, por exemplo, quando bem feita também dá um retorno surpreendente para a marca, a Nordeste Marketing digital é especialista neste tipo de campanha.